Categoria: Artigos
Data: 10/03/2024
NÃO PODEMOS FUGIR DO NOSSO PASSADO NEM DO NOSSO FUTURO
Fugindo do ódio, inveja e violência de Saul, Davi foi parar em Gate (1 Samuel 21.10). Talvez esse foi um movimento tático motivado pelo completo desespero: fugir de Saul para encontrar proteção entre os inimigos de Saul. Davi estava tão preocupado com Saul que deixou de se preocupar com Aquis, o rei de Gate. Querendo resolver um problema, Davi criou outro.
Na cidade filisteia de Gate, Davi foi reconhecido pela população como indica 1 Samuel 21.11: Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
Os habitantes da cidade de Gate se lembravam de que após a vitória de Davi sobre Golias, o povo de Israel chegou a cantar "Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares". Davi não consegue escapar do seu passado. Ninguém consegue. É por isso que precisamos aprender a lidar com o nosso passado. Perdoe quem lhe feriu. Peça perdão para quem você ofendeu.
Além da recordação do passado de Davi, os filisteus também o identificaram como "rei da sua terra", ou seja, como bem afirmou Tim Chester em seu comentário sobre 1 Samuel, assim como Davi não consegue fugir do seu passado, ele também não pode fugir do seu destino. O autor dos livros de Samuel mostra que a monarquia de Israel estava reservada a Davi. Deus conhece o seu futuro e tem planos para a sua vida!
Você não pode fugir do seu passado, mas pode aprender a conviver com ele. Da mesma forma, você não pode fugir do seu futuro, mas pode viver com responsabilidade e confiança no presente.
Thales Renan Augusto Martins, pastor.