ERA MILAGRE E EU NÃO PERCEBI
O capítulo 2 do Evangelho de João registra o primeiro sinal operado por Jesus Cristo: a transformação da água em vinho. A leitura atenta do texto revelará que as enormes talhas vazias ocupam narrativamente o centro do episódio: "Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas" (João 2.6). A descrição é minuciosa: precisa-se que eram 6 talhas (número do incompleto), feitas de pedra, cada uma com capacidade de 75 a 115 litros de água.
Jesus dá duas ordens aos servos, quais sejam:
"Enchei de água as talhas" (João 2.7). Jesus pede a colaboração da gente simples. Eles obedecem escrupulosamente: encheram as talhas até a boca. Depois de atenderem a ordem de Jesus, o milagre aconteceu: a água transformou-se em vinho.
"Tirai agora e levai ao mestre-sala" João 2.8). O mestre-sala era o encarregado e responsável pelo banquete, mas não estava informado da falta de vinho. Ele bebe o vinho, atesta sua qualidade superior, mas não reconhece sua origem espetacular. Ele não se deu conta do milagre.
A atitude do mestre-sala alerta-nos para o perigo de estarmos tão distraídos com o cotidiano e com as tradições a ponto de não reconhecermos os milagres de Jesus.
Rev. Thales Renan Augusto Martins